LABORATÓRIOS
« Voltar

O PPGO conta com dois principais laboratórios a saber: o Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular - CPBio e o Laboratório Integrado de Biologia e Patologia Oral - LIBIPO. São laboratórios  multiusuários de caráter multidisciplinar que dá suporte a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Serve ainda a parceria com diferentes unidades da UFU e de outras instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior. 

Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular - CPBio

O PPGO conta com dois principais laboratórios a saber: o Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular - CPBio e o Laboratório Integrado de Biologia e Patologia Oral - LIBIPO. São laboratórios multiusuários de caráter multidisciplinar que dá suporte a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Serve ainda a parceria com diferentes unidades da UFU e de outras instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior.

 

Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular - CPBio

Possui 600m2 de área e é composto pela convergência em único ambiente de vários os laboratórios de pesquisa da FOUFU. É um centro de pesquisa multiusuário de caráter multidisciplinar. Agrega 8 laboratórios para o desenvolvimento de investigação nas  diversas linhas de pesquisa do PPGO.  

1 - Laboratório de Elementos Finitos

Permite estudos na linha de Biomecânica relacionados, sobretudo, à análise de tensões e deformações em materiais restauradores e em estruturas anatômicas, no intuito de prever falhas e otimizar desempenho de materiais e procedimentos odontológicos.

 

2. Laboratório de Biomimetismo Celular

Envolve pesquisas na interação biológica de diferentes materiais odontológicos,  direcionadas a biologia celular aplicada à superfície de implantes, osso irradiado, armazenagem de dentes avulsionados. Além de viabilizar testes de compatibilidade biológica de materiais odontológicos já disponíveis no mercado e que estão em desenvolvimento por parte de empresas nacionais e estrangeiras.

 

3. Laboratório de Bacteriologia

Tem como objetivo principal servir como instrumento de pesquisa na área de microbiologia em Odontologia. Está equipado com capelas de anaerobiose, freezers, estufas e geladeiras especiais para cultivo de cepas de bactérias empregadas na análise de microinfiltração em implantes dentais, procedimentos restauradores e análise de processos de esterilização.

 

4. Laboratório de Processamento de Amostras

Apresenta diversos equipamentos de apoio na construção, preparo e modificação de amostras experimentais.

 

5. Laboratório de Armazenamento de Amostras Biológicas

Equipado com estufas com temperatura controlada que simulam as condições corporais. Freezers de baixa e ultra baixa temperatura e geladeiras especiais para armazenamento de amostras, órgãos de animais e tecidos humanos coletados em diferentes experimentos enquanto aguardam o momento da realização de ensaios experimentais.

 

6. Laboratório de Microimagens

Equipado com aparelhos que possibilitam a análise em nível microscópico de diversas estruturas dentais, ossos e materiais odontológicos. Possui equipamentos que analisam a composição de estruturas mineralizadas e não mineralizadas, de identificação de marcadores e alterações estruturais que auxiliam no planejamento e diagnóstico de doenças da cavidade bucal.

7. Laboratório de Ensaios Mecânicos

Possui equipamentos que possibilitam a realização de ensaios de tração, impacto, microtração, microcisalhamento, compressão, análise de contração de polimerização e flexão, auxiliando na caracterização de materiais, estruturas biológicas ou não e na análise de procedimentos reabilitadores.

 

8. Laboratório de MicroCT e Escaneamento

Este laboratório é equipado com escâner a laser que possibilita reconstrução de diferentes estruturas sólida e impressora e fresadora 3D que gera modelos de prototipagem digital. Possui ainda um Microtomógrafo de alta capacidade operacional de última geração. Este último pode mapear e reconstruir virtualmente estruturas de diferentes composições, órgãos humanos e de animais e de forma não destrutiva.

 

Laboratório Integrado de Biologia e Patologia Oral - LIBIPO

Ocupa espaço de 44 m2, neste laboratório são executados procedimentos que visam à extensão universitária (processamento histológico de biópsias e exames citopatológicos recebidos para diagnóstico), ao ensino (produção de coleções didáticas de lâminas histopatológicas) e, em especial, à pós-graduação e à produção científica. Para atender a esse último item, o LIBIPO está equipado para executar procedimentos de armazenamento de reagentes e amostras biológicas, purificação de água, histotecnologia, microscopia, imunohistoquímica, bioquímica e biologia molecular, mediante a aplicação de recursos provenientes da própria UFU e, principalmente, de financiamentos obtidos junto a agências de fomento (CNPq e FAPEMIG), destinados a projetos de pesquisa coordenados pelos professores da Área de Patologia da FOUFU. 



Galeria (clique sobre a imagem para dar zoom)
image01
image01
image01
image01
image01
image01