LINHAS DE PESQUISA
« Voltar

 

Biomecânica Aplicada à Odontologia


Engloba estudos de biomecânica do aparelho estomatognático, envolvendo análise de procedimentos restauradores, desempenho de materiais odontológicos, técnicas terapêuticas de dentes traumatizados e lesões não cariosas, comportamento fisiológico de estruturas musculares, articulações e componentes dentais. Estão envolvidos nestes estudos metodologias de elementos finitos, extensometria e ensaio mecânicos em geral.

 

Implantodontia e Prótese sobre Implantes


Engloba estudos de osseointegração, aspectos biológicos, imunológicos, técnicas cirúrgicas e controle longitudinal de implantes dentais, também envolvendo estudos clínicos e laboratoriais da reabilitação com implantes associados às várias modalidades de próteses sobre implantes. Compreende o uso de metodologias como análise de desempenho mastigatório, fotoelasticidade, microbiologia e processamento de cultura celular, ensaios mecânicos em geral, além de acompanhamentos clínicos retrospectivos e prospectivos de tratamentos na área da implantodontia.

 

Patologia e Diagnóstico Bucal


Engloba estudos dos principais aspectos epidemiológicos do câncer e doenças prevalentes da cavidade bucal, abordando incidência, fatores de atraso no diagnóstico e tratamento, padrões de referência e contra referência, fatores de risco, e ainda os principais aspectos clínico-patológicos e fatores de prognóstico.

 

Processo de Reparo


Engloba estudo do processo de reparo dos tecidos duros e moles do aparelho estomatognático. Avalia a influência de procedimentos e técnicas terapêuticas que possam interferir no processo de reparo como laser, terapia hiperbárica e ozônia. Envolve uso de biomateriais e métodos e técnicas de diagnóstico por meio de análise da saliva.

 

Propriedades Físicas e Biológicas dos materiais Odontológicos e das estruturas dentais


Engloba estudo das propriedades físicas e biológicas dos materiais utilizados na odontologia restauradora. Avalia o efeito das diferentes propriedades físicas e biológicas dos materiais odontológicos no desempenho funcional do aparelho estomatognático. Envolve estudo das características estruturais e funcionais dos tecidos dentais, bem como sua relação com os diversos procedimentos clínicos, aplicando métodos microscópicos, bioquímicos, análises estruturais com micro-ct e ensaios mecânicos em geral.

 

Tratamento das Deformidades e dor Oro-Facial e das disfunções temporomandibulares


Engloba estudos de meios de diagnóstico e tratamento ortodôntico e cirúrgico das deformidades dento-faciais e dos distúrbios de articulação têmporo-mandibular. Envolve ainda estudos de alterações de tecidos dentais duros, estruturas de suporte dor orofacial, alterações oclusais e distúrbios do sono.