PROCESSO SELETIVO
« Voltar

MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO ACADÊMICO

INSCRIÇÕES ABERTAS DE 07 a 21/10/2019 

Para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Odontologia - Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico, o aluno deverá se submeter a um exame de seleção cujo objetivo é avaliar os conhecimentos básicos do candidato em relação à Língua Inglesa e a Área de conhecimento do Programa, de tal forma que ele possa ter um bom desempenho durante o seu curso. O exame de seleção é composto das seguintes etapas:

1ª Fase:  Prova específica:

Mestrado: Prova de conhecimento específico – Pesquisa em Odontologia (10 pontos): Prova única com questões discursivas, com abrangência de métodos de pesquisa, estrutura e redação de projeto de pesquisa, delineamento experimental, noções básicas de estatística, interpretação e análise de texto científico, estrutura e redação de artigo científico. Podendo ainda envolver questões discursivas de avaliação clínica e planejamento com abrangência generalista, envolvendo o diagnóstico, planejamento, reabilitação e promoção em saúde oral e do aparelho estomatognático, bem como a proposta pedagógica dos cursos de Graduação e Mestrado em Odontologia da UFU, além das normalização e legislação existente na área de Educação em Odontologia.O candidato que obtiver menos de 50% de aproveitamento nesta etapa será desclassificado.

Doutorado: Prova única composta por 1 a 4 questões discursivas, com abrangência de métodos de pesquisa; estrutrura e redação de projeto de pesquisa; delineamento experimental; noções básicas de estatística; estrutura, redação, interpretação e análise de texto científico.O candidato que obtiver menos de 50% de aproveitamento nesta etapa será desclassificado. 

2ª Fase: Entrevista:

As entrevistas serão realizadas pelos professores que atuam nas linhas de pesquisa de interesse do candidato, com divisão por grupo de docentes por suas áreas de atuação. Serão questionados os seguintes itens:

a) Conhecimento e capacitação prévia para atuar na linha de pesquisa do orientador,

b) Disponibilidade de dedicação integral ao curso;

c) Habilidade e experiência mínima para a pesquisa;

d) Capacidade de expressar-se com clareza, coerência e objetividade.

3ª Fase: Análise do currículo:

A pontuação inicial para o currículo de cada candidato será atribuída conforme os valores constantes no Edital. Em seguida, o candidato com maior pontuação inicial será considerado como referência e receberá nota final máxima (10 pontos). A nota final dos demais candidatos será então obtida por regra de três simples, comparada àquela obtida pelo candidato de referência.

 

Obs.: O Edital publicado a cada ano traz um melhor detalhamento a respeito do assunto além de datas e horários para inscrição e seleção, bem como número de vagas e orientadores que disponibilizarão vagas. O Edital 2019/2020 para MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO ACADÊMICO já pode ser visto nos Anexos, bem como as tabelas utilizadas para análise curricular, o QUALIS/CAPES vigente e as fichas de inscrição para o referido edital.