Processo seletivo

Mestrado acadêmico e Doutorado acadêmico

O PPGO-UFU realiza processo seletivo anual envolvendo etapas integradas oportunizando acesso a alunos de diferentes localidades do país. A partir do ano de 2021 os processos seletivos para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado serão realizados no mês de junho para inicio em agosto do mesmo ano.
Para ingresso no nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico no PPGO-UFU, o aluno deverá submeter a exame de seleção cujo objetivo é avaliar os conhecimentos básicos do candidato na  Área de Conhecimento do PPGO-UFU, de tal forma que ele possa ter bom desempenho durante o curso.

O processo seletivo é composto das etapas:

1ª Etapa:  Prova escrita – classificatória
A prova escrita consta de questões de natureza teórica, analítica e interpretativa, baseadas na ementa de tópicos e na bibliografia sugerida em cada edital.

  • Mestrado: Prova com abrangência de métodos de pesquisa, delineamento experimental, noções básicas de estatística, interpretação e análise de texto científico. Envolve questões de avaliação clínica e planejamento com abrangência generalista, envolvendo o diagnóstico, planejamento, reabilitação e promoção em saúde oral e do aparelho estomatognático, bem como a proposta pedagógica dos cursos de Graduação e Pós-graduação, além das normalização e legislação existente na área de Educação em Odontologia. O candidato que obtiver menos de 50% de aproveitamento nesta etapa será desclassificado.
  • Doutorado: Prova com abrangência de métodos de pesquisa, estrutura e redação de projeto de pesquisa, delineamento experimental, noções básicas de estatística, interpretação e análise de texto científico, estrutura e redação de artigo científico. Envolve questões sobre normalização e legislação existente na área de Educação em Odontologia bem como questões sobre planejamento clínico integral e integrado  para reabilitação de paciente. O candidato que obtiver menos de 50% de aproveitamento nesta etapa será desclassificado.

2ª Etapa: Prova oral - classificatória
As prova oral é realizada por professores do programa que fazem parte da comissão do processo seletivo indicada pelo Colegiado do PPGO. Os candidatos são questionados quanto conhecimento e capacitação prévia para atuar na linha de pesquisa de escolha; disponibilidade de dedicação integral ou parcial ao curso; habilidade e experiência mínima para a pesquisa e capacidade de expressar-se com clareza, coerência e objetividade. Nessa etapa também pode ser envolvido discussão sobre delineamento do pesquisa.

3ª Etapa: Análise do currículo - classificatória
A pontuação inicial para o currículo de cada candidato será atribuída conforme os valores constantes no Edital. O candidato com maior pontuação inicial será considerado como referência e receberá nota final máxima. A nota final dos demais candidatos será então obtida por regra de três simples, comparada àquela obtida pelo candidato de referência.

 

Obs.: O Edital publicado a cada ano traz melhor detalhamento além de datas e horários para inscrição e provas, bem como número de vagas e orientadores que disponibilizarão vagas.