LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
« Voltar

Laboratório de Nanobiotecnologia (UFU), www.nanos.ufu.br; Sede do INCT, é um laboratório multiusuário integrado ao Instituto de Genética e Bioquímica da UFU, coordenado pelo Prof. Luiz Ricardo Goulart. O NANOS conta com uma excelente infraestrutura de 300m2 totalmente climatizada, dividido em diversas salas específicas, tais como: setor administrativo que conta com sala de reuniões com videoconferência, sala de professor, sala de pós-doutores, e sala de bioinformática com 10 computadores, sala central de manipulação, sala de análises proteômicas com um espectrômetro de massas Nano-HPLC-ESI-Ultra-Q-TOF (Agilent), HPLC Acta Purifier, espectrofotômetro/luminômetro/fluorímetro, eletroforese bi-dimensional, Off-Gel Fractionator (Agilent) e sintetizador de peptídeo por microondas, sala de eletroforese convencional, microfluídica e de análise genômicas com sequenciador automático capilar de DNA (GeXP GenomeLab), sala de microbiologia e cultura de microorganismos com um reator de 7,5 L, dois fluxos laminares verticais com segurança biológica nível 2 e três incubadoras-agitadoras de grande porte, sala de cultura celular infectada com fluxo laminar vertical segurança biológica nível 2 e câmara de CO2 e microscópio, e sala de cultura celular livre de patógenos com fluxo laminar vertical segurança biológica nível 2, câmaras de CO2 e microscópio EVOS digital, sala de manipulação de RNAs com câmara asséptica, sala de pequenos equipamentos com centrífuga refrigerada de alta velocidade, ultracentrífuga, microcentrífugas, balanças de precisão e analítica, banho-maria, agitadores magnéticos, leitores ELISA e lavadores de placas. sala de nanotecnologia com instrumentação para biofotônica, espectroscopia RAMAN, produção de tiras de fluxo lateral, citômetro de fluxo com quatro canais de fluorescência, luminômetro para avaliação da produção de radicais livres (ROS) por quimioluminescência celular em tempo real,  e Sistema de Imagem in Vivo de Fluorescência e Raio-X (FX-PRO, Kodak), câmara fria, câmara escura e sala de limpeza e desinfecção. Possui ainda equipamentos diversos, tais como: três ultra-freezerers, duas capelas de exaustão, aparatos diversos de eletroforese vertical e horizontal, um transluminador UV, um sistema de foto documentação; quatro termocicladores convencionais, dois termoclicadores em tempo real (ABI7300 e StepOne), agitadores, incubadoras, forno para hibridização, autoclave automática, Água Milli-Q, entre outros. O laboratório tem o certificado de biossegurança do CTNBio nível 2 (CQB 163/02 – Processo 012000.008091/2002-60).

 

Laboratório de Novos Materiais Isolantes e Semicondutores (UFU); http://www.lnmis.infis.ufu.br/   Coordenado pelo Prof. Noelio Oliveira Dantas, referencia nacional e internacional em sínteses e processamentos de novos materiais nanostruturados semicondutores, magnéticos, metálicos e isolantes. Possui as seguintes salas: Espectroscopia Óptica - Câmara CCD (modelo 2000 x 800 – 3) refrigerada a nitrogênio líquido; Mesa Óptica antivibratória; Controlador de Temperatura com dois sensores; Medidor de Vácuo; Medidor de Potência; Laser de He-Ne (20 mW); Sistema de controle e de aquisição de dados (computador + placa de aquisição + Software Spectramax); Laser de He-Ne, Laser 409 nm, Câmara CCD Jazz da Ocean Optics (200 – 1100 nm); Osciloscópio, fotomultiplicadora Hamamatsu R981 (200-1100 nm), detector de InGaAs (700-1800 nm), DPO2012 Osciloscópio de Fósforo Digital; FDS1010 Si Photodiode, Espectrofotômetro Ultravioleta-Visível-Infravermelho próximo (UV-VI-NIR – 3600 SHIMADZU) varredura de 175 a 3300 nm. Análise Térmica Diferencial - um módulo de análises termomecânicas DTA-50 SHIMAZDU, Fornos à base de resistência elétrica (08 Fornos: 1100oC);  Fornos à base de carbeto de silício (01 forno: 1600oC); Forno de micro-ondas (1600oC); Forno de atmosfera controlada (1600o). Crescimento de Cristais, Compósitos e Colóides – centrifugas, microscópios e balanças, além de um sistema de ultrapurificação de água. de Química – estrutura para preparação de reagentes químicos e processamento de amostras vítreas, compósitos, soluções coloidais/marcadores fluorescentes. Imagens - Aquisições de imagens com Microscópio de Força Atômica e Microscópio Raman-COnfocal. Termoluminescência - leitor TL manual HARSHAW 3500 p/ temperaturas até 600ºc, MODEL 3500 TLD READER- HIGH TEMP (3500READERHT).

 

Centro de Microscopia Avançada (UFU); http://www.ppgbc.icbim.ufu.br/node/88; Coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Emillio Beletti. O Centro de Microscopia Avançada do Instituto de Ciências Biomédicas apresenta uma área de aproximadamente 108 m2 e está situado no Bloco 2B (segundo piso), no Laboratório de Histologia. Nesse espaço são realizados principalmente processamento e observação de material para pesquisa utilizando microscopia eletrônica de transmissão e microscopia confocal (equipamento obtido via CTInfra) de caráter multiusuário e análise de imagem. Também é possível o processamento de material biológico para microscopia eletrônica de varredura, porém a observação geralmente é realizada no laboratório de microscopia eletrônica de varredura da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU ou em Instituições parceiras. Vários professores do Instituto, de outras Unidades Acadêmicas bem como professores permanentes utilizam dessas ferramentas em trabalhos de pesquisa.



Galeria (clique sobre a imagem para dar zoom)
image01
image01
image01
image01
image01
image01
image01
image01
image01
image01
image01
Centro de Microscopia Avançada (UFU)