Realizamos a Autoavaliação Institucional do Programa de Pós-graduação em Odontologia – PPGO-UFU, seguindo as diretrizes da CAPES, com o objetivo de apontar importantes contribuições para o aperfeiçoamento contínuo do programa. Essa avaliação demonstra as sugestões e anseios da comunidade acadêmica.
Foram elaborados três formulários eletrônicos para a avaliação institucional on-line, sendo dirigidos aos docentes, discentes e egressos da pós-graduação. O preenchimento dos formulários de forma eletrônica mostra-se eficaz, possibilitando margem significativa de participantes, de todas as partes do mundo.
Essa autoavaliação foi extremamente importante, ressaltando todas as potencialidades do programa e de que forma pode-se alcançar sempre a excelência.
1. Autoavaliação dos discentes do PPGO-UFU
O formulário destinado aos discentes do PPGO-UFU buscou entender sobre a visão geral das disciplinas, sobre o conceito geral do funcionamento da secretaria do programa, sobre as ferramentas do processo ensino-aprendizagem, sobre a avaliação sobre a qualidade e a atenção dispensada durante a orientação, sobre a avaliação da produção do programa e sobre a internacionalização e qualidade do curso. Além disso, realizamos perguntas sobre a autoavaliação do próprio aluno, considerando sugestões em relação à melhoria do programa, a equipamentos que podem ser adquiridos pelo Centro de Pesquisas Odontológico em Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular (CPbio) e sugestão de novas disciplinas que possam melhorar a qualidade do ensino.
2. Autoavaliação dos docentes do PPGO-UFU
O formulário destinado aos docentes do PPGO-UFU contemplava perguntas sobre a visão geral dos docentes sobre o programa, sobre as aulas ministradas e as deficiências das disciplinas, sobre a avaliação da qualidade da orientação de mestrado/doutorado, sobre a metodologia de ensino empregada, sobre a avaliação do apoio do PPGO ao docente, sobre a internacionalização e sobre o ambiente de trabalho. Foi possível também pontuar as maiores dificuldades enfrentadas pelos docentes, sugestões de novos equipamentos e de disciplinas. Foram apontadas sugestões de como melhorar ainda mais a recepção aos nossos alunos ingressantes.
3. Autoavaliação dos egressos PPGO-UFU
O formulário destinado aos egressos do PPGO-UFU captou informações sobre a empregabilidade e atuação profissional, sobre a remuneração atual dos nossos alunos egressos, sobre o destino na atuação profissional e sobre o impacto da pós-graduação na formação profissional. Além disso, era possível ao aluno egresso realizar uma avaliação geral sobre as disciplinas, sobre as metodologias empregadas e sobre a orientação. O egresso foi convidado a relatar a contribuição do programa na vida profissional e pessoal além de sugestão para contribuir para a qualidade do PPGO-UFU.