A autoavaliação do PPGODONTO-UFU foi construída de forma coletiva, integrando ações de processos internos associado a avaliação institucional da UFU. Uma comissão interna foi criada para conduzir o processo de autoavaliação. Questionários digitais foram criados para coleta de informações como avaliação de disciplinas, infraestrutura, práticas gerenciais, desempenho docente e discente, e desenvolvimento do PPGODONTO-UFU vinculados às metas do planejamento estratégico do quadriênio vigente, bem como apontamentos que visassem melhorias futuras. Os links dos formulários gerados na plataforma google foram encaminhados via e-mail ou por meio de grupos de whatsapp aos discentes, egressos, técnicos e docentes, e respondido de forma anônima.
Apresentação dos processos de autoavaliação do Programa, contemplando: a relação com seu planejamento estratégico e metas
Os processos de autoavaliação foram vinculados com as metas e planejamento estratégico estabelecido no início do quadriênio e que foram atrelados ao PIDE/UFU (2022-2027). O PPGODONTO-UFU priorizou-se ações para ampliar a internacionalização, captação de financiamento externo, ampliação da produção técnico-científica qualificada, e abrangência do PPGODONTO-UFU. O processo de autoavaliação englobou a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos. Os resultados foram organizados em relatórios que estão acessíveis no site do PPGODONTO-UFU. A comissão manteve atualizada planilhas com métricas para avaliação docente e discente da produção qualificada, internacionalização, obtenção de recursos e inserção dos egressos no mercado de trabalho.
Políticas adotadas para a autoavaliação
A autoavaliação nesse quadriênio foi expandida de tal forma que englobasse todos os personagens participantes do PPGODONTO-UFU em busca de informações inerentes as atuações de cada setor e a relação entre os setores (técnicos, docentes e discentes), questões inerentes a qualidades das estruturas de pesquisa e ensino disponíveis para as atividades do PPGODONTO-UFU, interesse e capacidade de participação em atividades de capacitação profissional e internacionalização, indicação de assuntos que precisam ser melhor explorados no âmbito do PPGODONTO-UFU que auxiliassem a formação dos discentes, docentes e técnicos administrativos. Uma comissão foi criada para condução de todas as fases desse processo e a mesma foi responsável pela criação do instrumento de coleta, coleta dos dados em planilhas, redação de relatório final, discussões com o colegiado e os diferentes setores para devida interpretação dos resultados e das demandas. A importância do preenchimento do questionário e de todo processo de autoavaliação foi ressaltado em diversas oportunidades, sendo que essas ações foram executadas anualmente para os docentes e bianualmente para os discentes, egressos e técnicos.
Divulgação por meios de comunicação interna, palestras com a comissão interna e da UFU a discentes, docentes e técnicos aliados a criação de rede de comunicação e integração com os egressos favoreceu a ampliação e gerou reflexos positivos nos resultados encontrados. A forma anônima aplicada na participação favoreceu a obtenção de respostas espontâneas e verdadeiras que, embora mostrem insatisfações e preocupações, enaltecem o elevado percentual de percepção do sucesso, do papel de protagonismo regional e nacional que alcançou o PPGODONTO-UFU na odontologia brasileira. O envolvimento dos docentes e técnicos administrativos foi integral no processo, a participação dos discentes foi de 85% e dos egressos de 50%. Isso demonstra que esse processo, iniciado de forma mais sistematizada nesse quadriênio pela Área de Odontologia e pela CAPES foi importante e teve alta adesão, e em proporção semelhante ao processo de autoavaliação executado no último quadriênio. Dessa forma, os dados obtidos nesse processo serviram na retroalimentação do planejamento estratégico e no estabelecimento de prioridades de atenção com esforços de gestão e financeiros para melhoria do PPGODONTO-UFU.