O PPGO-UFU se estrutura em uma área de concentração, Clínica Odontológica Integrada e seis linhas de pesquisa que contempla projetos de pesquisa e perfil de formação de profissionais da Odontologia e de áreas afins:
Agrega estudos e pesquisadores que atuam na análise biomecânica do Aparelho Estomatognático, envolvendo estudos computacionais, clínicos e experimentais in vitro e em animais de procedimentos restauradores, desempenho de materiais odontológicos, técnicas terapêuticas e comportamento fisiológico de estruturas do aparelho estomatognático suas alterações fisiológicas e patológicas.
Agrega estudo e pesquisadores envolvidos em análises laboratoriais, clínicas e com diferentes desenhos destinados a avaliação da osseointegração, aspectos biológicos, imunológicos, de implantes dentais, de técnicas cirúrgicas e protocolos de reabilitação com diferentes próteses sobre implantes.
Agrega estudos e pesquisadores que avaliam aspectos epidemiológicos do câncer e doenças prevalentes do aparelho estomatognático e os aspectos clínico-patológicos e prognóstico terapeutico.
Agrega estudos e pesquisadores envolvidos na avaliação do processo de reparo e a interação de biomateriais e bioengenharia dos tecidos ósseo, muscular e tecidos moles do aparelho estomatognático sob Influência de aspectos fisiológicos, terapêuticos, comportamentais e patológicos.
Agrega estudos e pesquisadores que investigam propriedades físicas e biológicas dos materiais utilizados na odontologia restauradora e das estruturas dentais em condições de normalidade e sob alteração fisiológica e patológica e os reflexos no desempenho de procedimentos restauradores.
Agrega estudos e pesquisadores que investigam meios de diagnóstico e tratamento ortodôntico-cirúrgico das deformidades dento-faciais e dos distúrbios de articulação têmporomandibular e as consequentes alterações de estruturas dentais e de suporte frente aos distúrbios da ATM.